Iniciado o período de chuvas, as ações de limpeza e manutenção rotineiras, realizadas na cidade, são intensificadas, a fim de se evitar possíveis transtornos. Apesar disso, os descartes irregulares acabam sendo um dos principais problemas nesta época do ano, uma vez que causam entupimento de bueiros e podem acarretar alagamentos, desencadeando em diversos outros problemas, principalmente àqueles que residem em áreas de risco.
Para reverter essa situação, desde 2021, a Prefeitura tem feito ações de limpeza, desobstrução, manutenção e reposição dos dispositivos de drenagem (bocas de lobo, grelhas, poços de visita, caixas coletoras, galerias, tampas), além de campanhas educativas pelo site e nas redes sociais, buscando a conscientização da população quanto aos problemas causados pelos descartes em locais irregulares.
Para se ter uma ideia da quantidade de lixo e inservíveis jogados fora em locais impróprios pela cidade, dados da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), destacam que mais de 63 mil ações de manutenção e limpeza foram realizadas, de 2021 a agosto de 2024, nas oito regiões.
Além disso, para manter a cidade limpa, evitar alagamentos e demais problemas no período de chuvas também foram executadas 397 ações de desassoreamento de córregos, cerca de 188 obras de contenção e construção de muros de arrimo, 475 vias receberam nova drenagem superficial e 221 obras de implantação de microdrenagem foram realizadas.
"O descarte inadequado de resíduos pode atrair animais transmissores de doenças, como ratos e baratas, além de proliferar mosquitos e provocar alagamentos, colocando em risco a saúde e a segurança da população. Ao dar a destinação final adequada aos resíduos, evitamos a poluição de córregos, contribuímos para um ambiente mais saudável e prevenimos desastres, como os alagamentos”, ressaltou o subsecretário de Saneamento e Serviços Urbanos, João Batista Neto.
Ele explicou que uma solução para esse problema são os 27 ecopontos, espalhados pelas oito regiões da cidade, que recebem os mais variados tipos de resíduos, como materiais inservíveis (sem utilidade), telhas, móveis, pneus velhos (até seis unidades), madeira, entulho de obras, folhas e galhos provenientes da poda de jardim. Confira abaixo onde está o ecoponto mais próximo da sua residência.
O subsecretário lembrou, ainda, que o descarte irregular é crime e, segundo a legislação municipal, a prática de descarte irregular de lixo em via pública, como os bota-foras, é crime passível de multa que varia de R$50 a R$1,5 mil.
A população pode contribuir com a limpeza e evitar bota-foras, denunciando o descarte irregular pelo Disque Limpeza Urbana, no telefone 0800 283 1225. Este tipo de denúncia pode ser feito também nas Centrais de Atendimento ao Público (CAP) de forma presencial e na administração regional mais próxima ou pela Ouvidoria do Município (clique aqui para acessar).
Ecopontos
Os Ecopontos funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h50. Não é permitida a entrada de caminhões, veículos de grande porte e de empresas privadas, assim como também é proibido o descarte de animais mortos, eletrodomésticos e eletrônicos, resíduos líquidos ou contaminantes. Confira os endereços:
Vargem das Flores
Industrial
Sede
Eldorado
Riacho
Petrolândia
Ressaca
Nacional